Aprendizagem síncrona e aprendizagem assíncrona – qual a diferença? | WOWL Education

Aprendizagem síncrona e aprendizagem assíncrona – qual a diferença?

/, Destaque, Educar, Todos os posts/Aprendizagem síncrona e aprendizagem assíncrona – qual a diferença?

Essa resposta pode ter um grande impacto em sua experiência com a educação online.


A educação online cresceu em popularidade e acessibilidade, atraindo alunos com suas opções de formato e de fácil programação. Esses formatos podem ser agrupados amplamente em duas categorias: síncrono e assíncrono.

A aprendizagem síncrona é a educação online ou à distância que acontece em tempo real, geralmente com um horário de aula definido e horários de login obrigatórios. O aprendizado assíncrono não requer interação em tempo real; em vez disso, o conteúdo está disponível online para os alunos acessarem quando for mais adequado aos seus horários e as tarefas são concluídas dentro do prazo estabelecido. Os programas também podem usar um modelo de aprendizagem híbrido, que inclui uma combinação de ambos os formatos.

Ao escolher um formato de educação online, é importante se perguntar: Que tipo de aluno você ou seu filho é? Mais focado, autônomo, ou é aquele aluno que se dispersa com um inseto de passagem pela tela? A supervisão do professor o motiva a dar o melhor de si ou apenas restringe o seu estilo de aluno?


O que é aprendizagem síncrona?

A aprendizagem síncrona acontece em tempo real. Isso significa que você, seus colegas e seu instrutor interagem em um local virtual específico em um horário definido. Nesses cursos, os instrutores geralmente fazem a frequência, da mesma forma que fariam em uma sala de aula. Os métodos comuns de aprendizagem online síncrona incluem videoconferência, teleconferência, bate-papo ao vivo e palestras transmitidas ao vivo que devem ser vistas em tempo real.

Quais são as vantagens da aprendizagem síncrona ou ao vivo?

1- Engajamento em sala de aula
Se você gosta de discussão ativa, feedback imediato e interações pessoais com colegas e instrutores, provavelmente preferirá uma experiência de aprendizagem síncrona. Este formato pode ser especialmente útil se você está apenas começando a transição de uma sala de aula tradicional para um ambiente online.
E isso se aplica às crianças e adolescentes: as interações, a ludicidade e o controle do professor na administração do tempo, na quantidade de demandas, nas interações sociais paralelas, e consequentemente, nas questões disciplinares.
Videoconferência ao vivo, transmissões de palestras e bate-papo em tempo real podem oferecer muito envolvimento pessoal disponível em uma sala de aula, ao mesmo tempo que permitem o conforto de casa sem o tempo perdido de deslocamento. Além disso, você nunca terá que se preocupar com vírus e contágios durante a pandemia.

2- Aprendizagem Dinâmica
Para alguns estilos de aprendizagem, um formato online síncrono é, na verdade, uma melhoria em relação ao aprendizado em sala de aula porque permite uma exploração mais dinâmica de tópicos, ideias e conceitos. Há velocidade e imediatismo no aprendizado online síncrono; a videoconferência torna possível fazer perguntas a colegas e receber respostas no meio da aula, e não estar em uma sala de aula presencial significa que você pode fazer sua própria pesquisa sem interromper a aula. Se você avança nos estudos em um ritmo rápido, com ideias concorrentes e complementares, um formato síncrono pode ser adequado para você.

3- Profundidade Instrucional
Com o aprendizado online síncrono, você interage regular e frequentemente com seus professores e pode conhecê-los. Isso oferece oportunidades regulares para discussão face a face, orientação individual e mentoria sem a necessidade de agendar compromissos independentes. Se você faz o seu melhor quando tem instruções acessíveis e de apoio, provavelmente você é um aluno síncrono.

Quais são as desvantagens da aprendizagem síncrona?

1- Cronograma Rígido
Se você escolheu o aprendizado online por causa de sua agenda de trabalho agitada e imprevisível, o aprendizado síncrono pode causar problemas. Se o seu trabalho como enfermeira mantém você de plantão em horários estranhos, ou se suas responsabilidades de paternidade o deixam totalmente ocupado durante o dia, você pode ter dificuldade em acompanhar a programação definida de um curso online síncrono. Se a flexibilidade é o principal motivo de você ter escolhido a rota online, ter que se adaptar a uma programação de aprendizado síncrona pode anular o propósito. O que para o adulto é uma desvantagem, para crianças e adolescentes passa a ser um colaborador na rotina deles, já que sabemos o quão importante é a formação de hábitos e rotinas para crianças e adolescentes.

2- Dificuldades técnicas
Se seu trabalho ou sua vida exigem muitas viagens ou deslocamentos e você costuma assistir às aulas do curso em lugares estranhos como cafeterias, terminais de aeroporto e saguões de hotéis, o aprendizado sincronizado pode aumentar o seu estresse. A busca constante por um sinal sem fio se torna ainda mais terrível quando você está pronto para uma videoconferência, palestra ou até mesmo um exame. Para alunos síncronos, dificuldades técnicas como internet irregular, discos rígidos quebrados e baterias esgotadas podem se tornar desastres completos de tancagem de GPA. Em vez de fazer login e fazer o exame, você pode acabar lançando palavrões no computador. E quem tem tempo para isso?

O que é aprendizagem assíncrona?

O aprendizado assíncrono acontece de acordo com sua programação. Embora seu plano de estudo, instrutor ou programa forneça materiais para leitura, palestras para visualização, tarefas para completar e exames para avaliação, você pode acessar e preencher esses requisitos dentro de seu próprio cronograma, desde que cumpra os prazos previstos. Os métodos comuns de aprendizagem online assíncrona incluem módulos de aula autoguiados, conteúdo de vídeo pré-gravado, bibliotecas virtuais, notas de aula e fóruns de discussão online ou plataformas de mídia social.

Quais são as vantagens do aprendizado assíncrono?

1- Flexibilidade
Se você tem uma agenda apertada ou mantém horários de trabalho meio loucos, provavelmente é um aluno assíncrono. Nesses programas, os materiais estão disponíveis gratuitamente – geralmente dentro de um período definido, como uma ou duas semanas – para que você possa acessá-los quando for mais adequado para o seu esquema, mesmo que seja no meio da noite. Os materiais podem incluir notas de aula baseadas em texto; módulos de aprendizagem autoguiados e interativos; ou palestras e podcasts pré-gravados. Você pode concluir um módulo durante a viagem de trem para o trabalho; ouvir uma palestra em fones de ouvido enquanto seu bebê cochila; ou trabalhar no turno da noite, dormir até o meio-dia e fazer um teste surpresa durante o brunch. A aprendizagem assíncrona fornece os materiais para que você possa concluí-los de acordo com sua conveniência. E todas essas características se aplicam ao ensino online para crianças e adolescentes, só dependendo do suporte de um adulto para ajudar a providenciar os materiais disponíveis, sejam eles digitais ou fotocopiáveis, ajudar a colocar os vídeos e áudios na ordem indicada, bem como ajudar a completar o programa de ensino proposto de forma assíncrona.

2-Ritmo
Um dos recursos mais estimulantes do aprendizado assíncrono é que você define o ritmo (geralmente dentro dos prazos definidos). Você pode ler e revisar os materiais o quanto precisar, completando-os com base no seu entendimento, e não no término do horário de aula. Se você aprende rápido, pode usar materiais e unidades extras que ficam disponíveis para o aluno. Se levar mais tempo para absorver novos conhecimentos, você pode revisar informações, fazer anotações e praticar a retenção sem se preocupar em ficar para trás em relação aos colegas ou perder pontos-chave em uma aula.

3- Acessibilidade
Se o principal fator de motivação para você escolher a educação online é a acessibilidade, programas totalmente assíncronos estão entre suas melhores opções. Opções de aprendizagem online, como cursos abertos online massivos (MOOCs), muitas vezes têm um preço mais baixo porque não requerem atenção diária de instrutores ou administradores. Em vez disso, os alunos elaboram o conteúdo sozinhos, com interação apenas ocasional com os instrutores por e-mail ou mídia social. Módulos autoguiados, tutoriais em vídeo e bibliotecas virtuais oferecem a você a chance de prosseguir seus estudos com supervisão e despesas mínimas. Embora a maioria desses programas não leve a diplomas, alguns o fazem e também podem incluir oportunidades de certificação.

Quais são as desvantagens do aprendizado assíncrono?

1- Isolamento
Se você gosta de gente e dá o seu melhor quando sente que as pessoas estão realmente lhe ouvindo, o aprendizado assíncrono pode ser uma experiência solitária. A mídia social e o e-mail simplesmente não substituem a interação em tempo real. A aprendizagem assíncrona também é muito menos colaborativa que suas contrapartes: oportunidades para discutir, debater e fazer networking com colegas de classe e professores são escassas. O aprendizado assíncrono é ótimo quando você deseja adquirir habilidades rapidamente, mas se você está procurando enriquecimento de discussão, feedback e interação social, o aprendizado assíncrono provavelmente não é para você.

2- Risco de apatia
Embora trabalhar em um ambiente autoguiado possa ser fortalecedor, é importante ser honesto consigo mesmo. Você tem vontade de não apenas focar em seus objetivos, mas também de se manter motivado com o assunto sem o apoio e avaliação constantes de um instrutor? A realidade é que alguns alunos se saem melhor com expectativas claramente definidas, feedback imediato e um olhar atento. Se você está na última categoria, a natureza de forma livre da aprendizagem assíncrona pode ser desmotivadora.

2021-03-18T06:59:23-03:00