Como estudar em faculdades estrangeiras | | WOWL Education

Como estudar em faculdades estrangeiras

//Como estudar em faculdades estrangeiras

Você sabe quais são as exigências para fazer uma faculdade no exterior?

Cada instituição possui uma relação de exigências que varia de acordo com o país de origem. Por isso, antes de se inscrever em um curso de graduação no exterior fique atento quanto às medidas requeridas para disputar a vaga.

Além de documentos que comprovem a conclusão do Ensino Médio, em alguns países poderá ser exigido um Curso Preparatório para Universidade ou um Curso Profissionalizante. Nos Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo, também é analisado o histórico escolar, que tem grande peso na aceitação do aluno.

Além disso, também poderá ser exigido certificações internacionais no idioma do curso. Nas universidades dos Estados Unidos, é exigido o Toefl (exame de proficiência) e o SAT (certificado de aptidão escolar similar ao Enem). Já no Reino Unido e Austrália, ter aprovação no IELTS é imprescindível para ser aprovado nas instituições. Na Espanha, é necessário realizar a Prova de Acesso à Universidade (Selectividad, em espanhol), aplicada no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo.

Então, eu preciso falar o outro idioma?
Não são todos os países que exigem testes de proficiência, entretanto, em qualquer destino você ficará totalmente imerso em uma língua estrangeira, portanto escolha ir para um país no qual você estudará em uma língua que você já conhece. Não necessariamente no idioma do lugar, já que muitas universidades pelo mundo também oferecem cursos de graduação em inglês.

Além disso, você terá que fazer um exame de qualificação no idioma em que vai estudar. Portanto, se a sua ideia era aprender uma nova língua, é melhor deixar esta opção para um intercâmbio de curso de idioma e não para uma graduação.

Como me preparar para concorrer a uma vaga em uma faculdade no exterior?
Assim como em qualquer processo seletivo, estar bem preparado é fundamental para conquistar a sua vaga em uma faculdade no exterior. Para isso, pesquise todas as exigências necessárias para entrar na universidade escolhida e certifique-se de estar apto em todas elas, como ter em mãos os resultados dos testes de proficiência.

Embora não seja o único critério de avaliação, ter notas boas ainda é muito importante para conseguir aprovação, seja no rendimento do Ensino Médio, para graduação completa, ou no rendimento global da sua faculdade, no caso de mobilidade acadêmica.
E, por fim, estar preparado psicologicamente é tão importante quanto todos os outros itens, esteja ciente que você poderá enfrentar dificuldades ao estudar em um outro país, mas lembre-se da importância deste curso para o seu futuro profissional.

2019-12-10T14:10:09-03:00

Informações

Rio de Janeiro - RJ

Phone: (21) 2717-8080

Mobile: (21) 98795-0327

Posts recentes