Dicas para obter mais sucesso com a Matrícula / Rematrícula em 2020 | | WOWL Education

Dicas para obter mais sucesso com a Matrícula / Rematrícula em 2020

/, Todos os posts/Dicas para obter mais sucesso com a Matrícula / Rematrícula em 2020

2020 foi um ano atípico. Passado o sufoco inicial, a grande questão agora é entender como manter todos os alunos para o ano que vem, além de conquistar novas novas matrículas. A incerteza sobre o Covid ainda é grande, a vacina pode chegar e acalmar um pouco a situação, mas já estamos conseguindo contornar o panorama geral com protocolos sanitários que dificultam a propagação do vírus.

Neste ano, a agilidade em virar a chave para o online foi determinante. Mas e agora? Fazendo uma breve recapitulação,não bastou somente um conjunto de vídeos no youtube para fazer com que os pais enxergassem valor nos nossos serviços.

A dificuldade econômica se mostrou presente em boa parte das famílias brasileiras, e só prestando um atendimento de qualidade, aliado a proximidade junto com as famílias e as escolas, além de muito jogo de cintura nas renegociações de contratos, foi possível manter os clientes, especialmente na pré escola. Foi uma batalha dura, que deixou cicatrizes e aprendizados.

Agora, com a aproximação de 2021 vem o período de rematrículas. As aulas online vieram para ficar e não conseguimos vislumbrar uma educação em 2021 sem pensarmos no ensino híbrido.

Isso precisa ficar claro para as famílias: Como ocorrerá a volta às aulas em 2021? Este é o primeiro passo a ser definido. Você já tem isso claro para os seus alunos e suas famílias?

Vou enumerar mais alguns pontos que podem fazer a diferença para a sua realidade e ajudar com a rematrícula em 2021:

Promoções / Política de descontos

A realidade financeira das escolas e das famílias foi bastante alterada neste ano. Sabemos que é um ponto sensível de ser negociado, mas precisamos conversar sobre

  • descontos na mensalidade por antecipação das matrículas
  • facilidade no parcelamento (considerar cobrar 2021 em 13 a 15 parcelas) ou desconto progressivo (aliviar as primeiras mensalidades)
  • aluno com bom desempenho podem ser premiados com bolsas parciais ou integrais
  • atenção com as famílias com mais de um filho matriculado em sua escola, elas merecem uma atenção especial

  Cuidado

  • Não descuide do seu fluxo de caixa. Esteja bem ciente se as promoções e facilidades para as famílias não serão prejudiciais para a escola. Trabalhe dentro dos seus limites.

Calendário de Rematrículas

Tenha regras bem definidas, para os pais e para equipe. Lembre-se que muitos pais podem deixar para decidirem as matrículas na última hora, então, estender um pouco o período de rematrículas pode ser interessante.

  • Início e fim do período de bem definidos;
  • planeje bem a comunicação on e offline; crie um calendário para as comunicações e confira a entregabilidade dos emails e campanhas;
  • trabalhe a urgência junto aos pais, alinhado ela com os descontos em matrículas antecipadas;
  • Faça com que a equipe escute bem a realidade de cada família e tente adequar a proposta da matrícula a essa realidade, mas sempre dentro das regras pré estabelecidas;
  • Tente organizar o processo de rematrículas de maneira online e presencial. É importante respeitar as famílias que ainda seguem o isolamento social;

Atração de novos alunos

Aqui, é muito importante vocês mostrarem como conseguiram manter os alunos focados e com um bom aprendizado em 2020.

Imagino que ao longo de 2020, vocês colheram feedback dos pais de como estavam as aulas online. Mostre os melhores depoimentos para os pais interessados em conhecer a sua escola. Invista nisso.

Caso seu caixa permita, pense em brindes atrativos para seus prospects. E lembre-se que nem sempre os melhores brindes são os mais caros.

E mostre acolhimento. Esse foi um ano difícil para todos. Seu atendimento fará toda a diferença.

O time WOWL deseja a você, um bom período de rematrículas. Se você tiver uma ideia diferente que queira discutir ou compartilhar, comente aqui em baixo. Se gostou do conteúdo, compartilhe com a equipe da sua escola.

2020-11-19T11:05:59-03:00