Estabelecer objetivos é importante para o professor? | | WOWL Education

Estabelecer objetivos é importante para o professor?

/, Educar/Estabelecer objetivos é importante para o professor?

Alzira Willcox
O estabelecimento de objetivos pelos professores é vital para o seu crescimento profissional e para ajudar a promover uma atitude e uma cultura de aprendizagem ao longo da vida. Sim, aprendizagem. Professores ensinam e aprendem. Ao longo da minha carreira frequentemente estabeleci metas para mim como professora e aprendi a traçar objetivos para as minhas aulas. Embora, a princípio, isso tenha sido imposto pela primeira escola em que trabalhei, passei a vê-lo como um aspecto vital para o meu desenvolvimento profissional. Trabalhar com objetivos e metas me ajudou a identificar as áreas em que precisava melhorar, as áreas em que estava particularmente interessado e desejava desenvolver-me mais. E o mais determinante do meu trabalho como docente, encontrar caminhos e soluções para melhor aproveitamento e rendimento dos alunos.

As pesquisas nos dizem que estabelecer metas e alcançá-las é o que torna o aprendizado mais consistente e, em contrapartida, nos traz mais satisfação e alegria. A tarefa real de aprender/ensinar é árdua e desafiadora, mas ter objetivos e sub-objetivos para ajudar-nos e ajudar nossos alunos a alcançarem objetivos maiores nos mantém motivados a continuar aprendendo.
Como educadores é nossa obrigação planejar boas práticas de aprendizagem para nossos alunos. Muitas vezes os professores se queixam das exigências de cumprirem com as obrigações profissionais e descumprem tarefas imprescindíveis como planejar as suas aulas e ter claros os objetivos que se pretendem alcançar.
Digo, então, se você não tem claras as suas metas, não fixou os objetivos que pretende alcançar em suas aulas, você não está certo do caminho e certamente se perderá em algum momento da sua trajetória.
O momento de planejar, de treinamento e reciclagem deve ser visto pelo professor como uma oportunidade incomparável de reflexão para identificar suas áreas de força, de interesse e também as suas fraquezas.
Frequentemente os professores participam das sessões de treinamento, reciclagem e jornadas pedagógicas porque são convocados e, raramente, por vontade de refletir sobre sua pratica e aperfeiçoar a sua performance.
Se você é professor, se pretende ser verdadeiramente um educador, cônscio de suas responsabilidades e compromisso profissional, encorajo-o a se desenvolver profissionalmente, a ter metas para alcançar sempre, a buscar o crescimento a cada oportunidade, a entrar numa sala de aula com o planejamento pronto, com os objetivos claros, lembrando que ensinar é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos. Pra isso hoje se tem o Google.
O professor precisa ir além e se preparar sempre, refletir muito sobre a sua prática e estar aberto a novas experiências e ao aprendizado que a sala de aula oferece.
O estabelecimento de metas forçará o professor a pensar criticamente sobre quais são os conceitos importantes e como uma matéria deve ser ensinada. Os objetivos também dão aos alunos algo por que lutar. Isso é duplamente importante porque ajuda a motivar o aluno e proporciona a sensação de realização quando as metas são atingidas.
Boa reflexão para o ano escolar. E lembre-se de novo:
“se você não sabe pra onde vai, é provável que não ache o caminho”.

2020-07-10T09:00:11-03:00