O que levar dessa pandemia para o ano de 2021? | | WOWL Education

O que levar dessa pandemia para o ano de 2021?

/, Todos os posts/O que levar dessa pandemia para o ano de 2021?

E 2020 vai chegando ao fim como se estivéssemos chegando às cenas finais de um filme de ficção.

 

Chegamos em 2021 mais fortes e preparados para “a guerra”, mas também um tanto abatidos e cansados de sentirmos medo e, ao mesmo tempo, de não termos um futuro bem definido ainda.
Não há fórmula nem receita para encararmos 2021. Infelizmente não há varinha mágica ou gênio da lâmpada.
É hora de fortalecermos os valores necessários para o novo ano e deixarmos de lado aqueles valores que de pouco servirão para a nossa sobrevivência e sanidade.
Precisamos focar na  resiliência, resistência, transparência, senso de coletividade, autocuidado e em nossa racionalidade. Nunca foi tão importante ser racional!
Sim, é hora de acreditar em pesquisa séria, dados e estatísticas. É hora de apostar no que sempre nos tirou das enrascadas ao longo dos anos: a Ciência.
Fé na Ciência. Fé na vacina. Fé no Homem. E, sim, a fé e a espiritualidade  das mais diversas religiões para fortalecer e confortar a todos. Fé sempre!
Trazemos para o Ano Novo a certeza de que o mundo virtual se tornou a nossa janela de socialização, troca e aprendizagem. Sim, é possível aprender, mesmo que com muita dificuldade, no ambiente virtual.
Nada é perfeito e há dificuldades em todos os ambientes, sejam eles virtuais ou presenciais. Mas sabemos que jamais nossas crianças e jovens conseguirão aprender da mesma maneira. E isso é fato.
O mundo girou e seguiu adiante.
A Educação pode tentar voltar a ser o que era mas não será mais possível porque o nosso aluno já é outro – ele hoje sabe que pode aprender pelo celular até, que não precisa de quadro pra copiar e nem somente do professor pra lhe ensinar. Ele aprendeu a se aprofundar num tópico por conta própria e a buscar soluções e respostas em vez de simplesmente colar do colega.
Nós, educadores, devemos planejar 2021 para tempos de quarentena, tempos de vacina e normalidade, mas, sobretudo, tempo de novos tempos.
Precisamos nos entender nesse mundão novo de educação remota, híbrida e de autodidatismo.
Quem somos nós? Pra que servimos ao aluno? Onde queremos chegar em nossas aulas? É hora de reflexão e preparo. Assim como treinamos para uma competição esportiva, treinemos para entrar em sala em 2021.
Levemos pilares essenciais para este ano que se aproxima:
1- Paciência, resiliência e criatividade para criar situações de alegria, diversão e lazer em meio a tantas limitações.
2- Cidadania e respeito à coletividade – são esses os valores que ensinamos e deixamos para nossos filhos. Máscara eficaz, distanciamento adequado, higiene das mãos e, de preferência, ar livre ou lugares bem ventilados.
3- Capacidade de reinvenção.
4- Disposição para abrir mão: abrir mão de uma festa, um encontro de amigos ou um evento com pessoas juntas, para, por exemplo, poder passar tempo de qualidade com os mais velhos (ou não) que amamos sem colocá-los em risco.  Eu sinceramente desconheço gesto mais grandioso ou lição mais forte e linda de amor e dedicação para deixarmos para nossas crianças.
No mais, fica o aprendizado.
Os valores materiais passam a valer menos.
O que realmente levamos para o ano de 2021 é a benção e o privilégio de estarmos vivos e juntos dos que amamos.
Façamos ser possível estarmos juntos. Doemo-nos.
Feliz 2021. Juntos.
2020-11-19T11:10:36-03:00