Seis razões para aprender inglês desde muito cedo. | | WOWL Education

Seis razões para aprender inglês desde muito cedo.

/, Todos os posts/Seis razões para aprender inglês desde muito cedo.

Não há mais dúvidas que aprender inglês se tornou indispensável em um mundo conectado. Resta se chegar a um consenso. Quando começar? Que idade é adequada pra colocar a criança em contato com a língua inglesa?

Atualmente, sabe-se que é na Educação Infantil que a criança tem uma maior oportunidade de desenvolver suas potencialidades, de aprender a viver e a conviver em sociedade. Então, é fato que o inglês é hoje imprescindível. É preciso que saibamos falar a língua inglesa com certa fluência se quisemos nos inserir nesse mundo. Portanto, devemos considerar que a escola de educação infantil pode ser o melhor lugar e o melhor momento para começar a aprendizagem da língua inglesa.

Desde as primeiras semanas de vida, a criança consegue ouvir as diferenças mais sutis dos sons da linguagem humana e, durante todo seu primeiro ano de vida, ela desenvolve esta competência de discriminação auditiva e de produção de sons. Após os dezoito meses de vida, esse desenvolvimento se acelera, o vocabulário aumenta rapidamente, e as combinações de palavras vão se tornando mais complexas.

As 6 principais razões para entender que o aprendizado de uma língua estrangeira, Inglês no nosso caso, vai trazer grandes benefícios para seu filho.

1. Aquisição linguística

Quanto mais cedo uma criança é exposta ao inglês (por volta dos 3 anos), mais se garante fluência, adquirida facilmente e sem sotaque. Porque o cérebro da criança tem mais plasticidade para aprender línguas estrangeiras.

2. Benefícios cognitivos

Já há um consenso entre pesquisadores de que aprender línguas traz mais benefícios para a área cognitiva do que linguística.

  • o conceito de permanência do objeto (entendimento de que os objetos continuam a existir, mesmo quando não podem ser vistos, tocados ou ouvidos) se desenvolve bem cedo;
  • melhor aptidão para solução de problemas;
  • mais criatividade;
  • mentes mais flexíveis;
  • melhor desempenho da memória;
  • maior versatilidade e capacidade de desenvolver várias tarefas.

3. Vantagens acadêmicas no futuro

Crianças bilíngues têm mostrado ter melhor aptidão para o pensamento crítico, a solução de problemas, maior flexibilidade da mente, maior competência lógica, tudo que aponta para melhor desempenho acadêmico. E sem nenhum prejuízo ao aprendizado da língua materna.

4. Enriquecimento cultural

Aprender uma lingua estrangeira abre portas para outras culturas, enriquecendo a sua vida e aumentando as chances de ser mais participativo na sociedade e ter mais sucesso em qualquer trabalho.

5. Sem medo nenhum

A coisa mais maravilhosa com crianças bem pequenas é que eles não têm medo de errar, falam sem preocupação se está correto ou não. Tentam, se jogam sem atentarem a possíveis erros.

6. Sotaque e satisfação

Já está provado que crianças que começam o aprendizado de Inglês (ou qualquer lingua estrangeira) muito cedo têm muito maior chance de não falar com sotaque e as crianças pequenas gostam de aprender, principalmente se lhes forem oferecidas oportunidades prazerosas. Eles não estarão preocupados em aumentar sua competência linguistica, apenas se envolvem nas atividades e têm horas divertidas aprendendo sem se dar conta disso.

2020-07-10T09:00:55-03:00