Imagem Página Metodologia WOWL

A Metodologia WOWL

A WOWL se utiliza de metodologia própria e flexível, aplicando princípios teórico-pedagógicos para alcançar seus objetivos que são, em primeiro lugar, oferecer sólida formação linguística com domínio de habilidades que vão além de dominar diferentes vocabulários e gramática - queremos alunos com competências para ler, interpretar, questionar, debater, apresentar, fazer um pitch, ouvir diferentes sotaques e estilos, escrever formal e informalmente.

Ícone de aprendizagem em Contexto

Aprendizagem holística:

Acreditamos num ensino contextualizado, feito através de textos escritos, orais ou diálogos que contextualizam os tópicos gramaticais e o vocabulário desejado usando estruturas que realizam funções comunicativas O objetivo é promover a compreensão do texto para, a partir disso, o aluno adquirir autonomia para questionar e aplicar o que aprendeu em diferentes situações, solucionando problemas.

Ícone de aprendizagem em holistica

Aprendizagem em contexto:

O ensino não tem uma abordagem exclusivamente gramatical, pois, a linguagem ensinada precisa ter uma função social, com contexto de uso comunicativo e significativo. Especialmente quando se trata de crianças, oferecemos situações de aprendizagem consciente e formal e outras de assimilação inconsciente da língua. Na WOWL, o Inglês é desenvolvido dentro de um processo natural de aquisição que também é holístico e integral.

Ícone de Abordagem Comunicativa

Abordagem comunicativa:

Oferecemos em nossas aulas, e mesmo fora delas, ferramentas linguísticas variadas, permitindo que o aluno acabe determinando o quanto irá aprender ou assimilar. A sua aprendizagem é influenciada por fatores internos e externos, como a sua motivação, o seu interesse, o seu foco de atenção, o seu estilo de aprendizagem, a relevância do assunto, entre outros fatores. Nossos professores estão sempre prontos a oferecer mais, a ouvir, repetir e replicar conteúdos. Quando se trata de ensinar Inglês para crianças, não há como não se utilizar da abordagem comunicativa onde o Inglês é também meio de socialização e comunicação de ideias, informações e sentimentos. Na verdade, a abordagem sociocultural ou comunicativa a que nos referimos, defendida pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o ensino de língua estrangeira, visa desenvolver a competência linguística através da comunicação, da troca de experiência, da relação construída por meio do convívio entre as pessoas.

Ícone de Competência

Nosso objetivo é desenvolver a competência comunicativa intercultural do aluno, apresentando materiais e atividades com diversidade cultural e contextos locais e internacionais que sejam familiares e relevantes para a vida dos alunos.

Ícone de Embasamento Cultural

Embasamento cultural:

Como parte da metodologia WOWL está o uso da língua para apresentar diferentes contextos culturais que fazem com que o aluno entenda mais facilmente a importância e alcance do Inglês como língua franca e reduza o estranhamento cultural muitas vezes natural quando diferentes hábitos, crenças, costumes e aparências se encontram, mesmo que simbolicamente. A língua inglesa, aqui, é uma poderosa ferramenta para se formar cidadãos globais e conectados ao século 21.

Ícone de CLIL

CLIL:

Como parte de nossa metodologia está o CLIL que significa “Content and Language Integrated Learning” que quer dizer ensino de idiomas integrado e consiste no ensino de um segundo idioma por meio de uma outra disciplina. Ou seja, ao desenvolverem atividades de outras áreas do conhecimento, os alunos estão sempre em contato com a língua, tornando o aprendizado do idioma mais natural e interessante para o aluno. CLIL ou cross curriculum activities está presente em nossos materiais didáticos e em atividades experimentais e hands-on nas aulas.

Ícone de Educação Socioemocional

Educação Socioemocional:

O desenvolvimento socioemocional de nossos alunos faz parte da rotina das aulas. Nossos princípios de atuação pedagógica nessa área são baseadas na BNCC, nos pilares da UNESCO e no CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning). Trabalhamos nas aulas a proatividade, segurança, expressão de sentimentos, o respeito e a autonomia emocional para tornar os alunos aptos a construir relações com respeito à diversidade, com solidariedade e empatia.

Ícone de Itinerários

Itinerários formativos:

A WOWL oferece módulos bilíngues que atendem diferentes itinerários formativos no Ensino Médio e podem ser integrados aos programas das escolas. O objetivo não é apenas aprofundar conhecimentos em Inglês mas também prepará-los para o mercado de trabalho futuro que vem apresentando novas demandas constantemente. Trabalhar com habilidades essenciais para a formação pessoal e profissional do aluno é o objetivo de nossos programas para o Ensino Médio - Empreendedorismo, Educação Financeira, Direito e Marketing.

Ícone de Ensino Híbrido

Ensino híbrido:

Os avanços tecnológicos na Educação vem trazendo grandes benefícios para crianças, adolescentes e adultos. As soluções digitais de aprendizagem vêm sendo desenvolvidas e acrescentam muito à formação dos alunos e potencializam os resultados linguísticos que queremos. A sala de aula invertida e as metodologias ativas são alguns dos métodos aplicados no ambiente híbrido. Trata-se de abordagens práticas, fóruns, debates e questionamentos. A participação mais ativa do aluno só traz resultados positivos, possibilitando um aprofundamento maior em sala de aula e a solução de dúvidas que no modelo tradicional não seriam solucionadas devido a falta de tempo. Trata-se de construção linear e contínua do saber.