Três maneiras de ajudar seu filho a estudar | WOWL Education

Três maneiras de ajudar seu filho a estudar

/, Destaque, Educar/Três maneiras de ajudar seu filho a estudar


Alzira Willcox

1. Faça perguntas sobre a matéria. Forneça o menor número possível de dicas, o que ajudará seu filho a perceber o que sabe e o que não sabe, além de eliminar um falso senso de conhecimento que pode acompanhar a adivinhação corretamente. Adivinhar não é necessariamente ruim, mas você não quer que seu filho desenvolva um falso senso de domínio. Questione o raciocínio de uma resposta específica. Peça-lhe que responda corretamente várias vezes antes de prosseguir.

2. Discuta obstáculos – peça ao seu filho para anotar os principais conceitos relacionados à matéria que está estudando. Peça-lhe que explique o que compreendeu, sem consultar as suas anotações. Se ele tropeçar, especialmente depois de oferecer uma pequena dica, isso indica que ele não dominou o assunto. Calmamente, peça ao seu filho que explique sua confusão. Muitas vezes, discutir obstáculos pode ajudar os estudantes a se recuperarem e seguirem em frente.

Se essa tática falhar, peça ao seu filho que escreva tudo o que ele pensa que sabe sobre a matéria em estudo. Isso é uma forma de o estudante avaliar o que o seu cérebro foi capaz de reter. É uma boa estratégia principalmente para o professor usar com os alunos antes de sair da aula – escreverem o que conseguiram apreender do que foi dado. Com certeza, em casa, eles tentarão se lembrar o máximo possível do exercício, o que pode ajudar e facilitar a compreensão deles.

3. Faça perguntas de revisão sempre que possível. Mas atenção às perguntas de múltipla escolha, correspondência e preenchimento de lacunas – três formas de perguntas de reconhecimento – em que alunos devem reconhecer a resposta correta de um banco de palavras correspondente. Se você tiver acesso a esse tipo de perguntas – na revisão da unidade de um livro didático, por exemplo, evite-as. Tente formular perguntas mais desafiadoras, sem sugestões. Uma maneira de transformar uma pergunta de reconhecimento em uma pergunta de revisão é fazer a pergunta ao seu filho sem fornecer as possíveis respostas corretas. Lembre-se que é um momento de revisão e fixação da matéria dada.

Se seu filho se atrapalhar, tente pedir que ele explique tudo o que puder lembrar-se sobre o conteúdo relacionado à pergunta. Muitas vezes, ele encontra a resposta correta e também se lembra de outros detalhes importantes.

Quando não puder ajudar, não se sinta culpado, lembre-se de remover as distrações, orientá-los, deixar perguntas para que eles as respondam e sugerir pequenos intervalos durante sessões de estudo, quando sentirem que caiu o rendimento.

Quanto mais nós , pais, usarmos essas estratégias maior a chance das crianças e jovens desenvolverem hábitos de estudo mais eficientes e eficazes. E, geralmente, melhores hábitos de estudo significam mais aprendizado, melhores notas e alunos mais produtivos, mais felizes e mais motivados.

2021-03-04T10:16:33-03:00